segunda-feira, 8 de março de 2010

Acústico MTV

A MTV - abreviatura de Music Television - surgiu nos Estados Unidos em 01 de agosto de 1981, com a proposta de ser uma emissora 24h transmitindo clipes.

Atualmente, a MTV está em vários países do mundo, como Índia, Japão, Ucrânia, Dinamarca, Letônia,...

No Brasil, um consórcio envolvendo a TVA - antiga operadora de TV por assinatura, do grupo Abril - e a ViaCom inauguraram a versão nacional da emissora no dia 20 de outubro de 1990, instalando-se no prédio onde durante vários anos foi sede da TV Tupi, no bairro paulistano do Sumaré.

Entre os produtos que levam a logomarca MTV está o Acústico MTV, originalmente chamado de MTV Unplugged.



A proposta era levar artistas e bandas para executarem músicas usando apenas instrumentos acústicos, sendo captados através de microfones. Nada, portanto, de teclados, guitarras, baterias eletrônicas. Várias apresentações foram feitas com instrumentos usados em orquestras sinfônicas, como violinos, voloncelos, entre outros.

A primeira gravação de um Unplugged MTV foi em 1989, com Squeeze, Syd Straw e Elliot Easton.


Nesse mesmo ano, ainda foram gravados mais 4 programas, entre eles uma apresentação de 10000 Maniacs e Michael Penn.


Estão entre os que gravaram o Unplugged MTV: Elton John, Kiss, Shakira, Alanis Morissette, Tony Bennett, Duran Duran, Rick Martin, Eric Clapton, Oasis,... a lista é extensa.



No Brasil, Marcelo Nova gravou um piloto em 1990. No ano seguinte, a MTV Brasil desligou as guitarras do Barão Vermelho e lançou, oficialmente, a série brasileira do Acústico MTV.


Depois de Barão e Marcelo Nova, vários outros artistas e bandas nacionais passaram pelos palcos nacionais: Rita Lee, Cassia Eller, Engenheiros do Hawaii, Gilberto Gil, Art Popular, Marina Lima, Ira!, entre outros, assim como nos EUA.


A última apresentação oficial da dupla Sandy e Junior foi na gravação do Acústico MTV em 2007, encerrando uma carreira de 17 anos.


Também em 2007, Paulinho da Viola gravou a última edição do MTV Acústico.



Nos Estados Unidos, a série terminou em 2009, com as gravações de George Michael, Amy Whinehouse e outros.


Existe até um site que faz uma comparação com o que aconteceu com as bandas depois da gravação dos Acústicos. O Ira!, por exemplo, entrou numa briga que acabou em processos entre o integrantes da banda; Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de ultraleve e por pouco não perdeu a voz; Cássia Eller e Kurt Cobain faleceram.


Seria, então, uma superstição a descontinuidade do Acústico MTV?

Nenhum comentário: